sexta-feira, 28 de março de 2014

Matix: jogo que envolve adição de números inteiros

Em http://www.noas.com.br/ensino-fundamental-2/matematica/matix/ é possível jogar Matix contra o computador ou contra outro jogador.
O tabuleiro é formado por números inteiros de -10 a 15.

O jogo consiste em um movimento intercalado em linha (um dos jogadores) e coluna (outro jogador) de modo a mover a figurinha para um dos números do tabuleiro. Além de querer o maior número possível na sua fileira, é desejável que cada jogador tenha a previsão da próxima jogada do adversário e sua, aumentando suas chances de obter mais pontos que o outro jogador.
No início você pode escolher seu personagem e o tamanho do tabuleiro (6x6, 8x8 ou 10x10). O objetivo final é somar o maior número de pontos.
O jogo termina quando não há mais possibilidades de retirada de cartas porque a fileira do jogador está vazia ou quando terminam todas as peças.

Ao final, para soma seus pontos obtidos, o jogador por ir riscando os valores que já utilizou na soma, Esse recurso é bem interessante, pois permite eliminar valores simétricos (opostos) e facilita a contagem em dezenas, por exemplo. Ao anotar a soma, se esta estiver incorreta, o jogador recebe  uma mensagem de aviso e pode corrigir o valor.

(Captura da primeira tela do jogo.)

(Captura da tela com as instruções.)

(Captura da tela com nome dos personagens e a direção de seu movimento.)

(Captura da tela durante o jogo.)

(Captura da tela com os pontos obtidos durante o jogo.)

(Captura da tela final do jogo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário